A Mimaki Europe revelou a sua nova visão, estrutura organizacional e estratégia comercial, num momento-chave da sua trajetória, que coincide com o 50.º aniversário da marca.

O anúncio é feito em plena FESPA Global Print Expo 2025, onde mais de metade do stand da empresa (Pavilhão 1.2 / Stand B20) está dedicado a novas soluções tecnológicas e gamas de tinta da fabricante.

UVJ300DTF 75

Entre as novidades está a UJV300DTF-75, uma máquina UV pensada para decoração de objetos, permitindo impressões em superfícies anteriormente incompatíveis com impressão direta UV. Estreiam-se também, pela primeira vez, as tintas ELH e ELS, desenvolvidas para manter os padrões de desempenho das tintas Mimaki, mas com uma formulação livre de SVHC e CMR, garantindo menor impacto na saúde humana e no ambiente.

Em destaque estão ainda duas novas máquinas: a JV200-160, uma solução rolo-a-rolo com tintas eco-solventes, adequada para produção de sinalética com fiabilidade e qualidade de impressão e a Tx330-1800, concebida para os setores têxtil e vestuário, com capacidade dual de tintas, que permite alternar entre pigmentos têxteis e tintas de sublimação para aplicações diversificadas num só equipamento.

Nova liderança e novo rumo estratégico

A Mimaki anuncia ainda a nomeação de Arjen Evertse como Diretor de Vendas da Mimaki Europe e novo membro do Conselho de Administração, sendo o primeiro elemento europeu a integrar a direção da empresa, num passo que reflete a crescente internacionalização da marca.

A Mimaki é uma empresa verdadeiramente global e a minha nomeação para o Conselho reflete esse compromisso em alinhar a liderança com a diversidade do mercado”, refere Arjen Evertse. “Esta nova função surge num momento de transformação, em que as equipas regionais estarão mais ligadas à estratégia global, com estruturas ajustadas às exigências de um mercado em mudança. Após mais de 20 anos na Mimaki, acredito que esta nova etapa reforça o nosso papel de liderança num setor em constante evolução.”

A estratégia agora apresentada assenta em dois eixos: crescimento horizontal, com novas soluções que expandem o alcance da Mimaki para novos mercados e crescimento vertical, com suporte desde operações de pequena escala até à produção industrial.

“Vamos reforçar a abordagem centrada no cliente, com equipas dedicadas a diferentes áreas de negócio e tecnologia. Um bom exemplo disso é a equipa de produção industrial liderada por Bert Benckhuysen, que regressou à Mimaki no final do ano passado, e a nova unidade de desenvolvimento de negócio, sob a responsabilidade de Mina Maeda”, acrescenta Arjen Evertse.

O novo lema “Print Different” encapsula a abordagem, afirmando a herança de inovação da Mimaki e o compromisso com criatividade, diferenciação e sustentabilidade na impressão digital.