Desde a chegada da impressora digital de grande formato Nyala à sua fábrica em Barcelona, há oito meses, a Base 3 conseguiu oferecer aos seus clientes o "plus" que sempre procurou na sua ideia de negócio.

Agora tem mais opções criativas e está a produzir trabalhos com a máquina swissQprint que costumava fazer com outras máquinas. O motivo? Porque a Nyala é mais rápida e a sua qualidade é impressionante.

Fomos até à sede da Base 3 em Barberà del Vallés, nos arredores de Barcelona, sabendo que conta com uma nova máquina de impressão Nyala, da swissQprint, que este ano voltou a sagrar-se campeã de vendas na sua categoria, pelo 9.º ano consecutivo, como certifica a Infosource.

O sucesso atingido por esta máquina suíça não é casual e, como nos confirma ao longo desta entrevista a Carla Bonini, CEO da empresa, a incorporação de uma Nyala na produção abriu possibilidades infinitas para o negócio da Base 3, o que a diferencia da concorrência.


Carla Bonini, CEO da Base 3, empresa especializada em soluções criativas em impressão de grande formato.

Buenos Aires, Barcelona e Madrid

A Base 3 nasceu em Buenos Aires há 30 anos e em 2002 foi fundada a Base 3 Barcelona, seguindo-se a Base 3 Madrid. A empresa conta com uma equipa de 35 profissionais que encaram, com entusiasmo, os diversos e por vezes desafiantes trabalhos que a empresa recebe no dia-a-dia.

Enfrentar novos desafios não assusta esta empresa habituada a fornecer uma solução abrangente aos seus clientes. Como nos conta Carla Bonini, "na Base 3 sempre nos dedicámos à impressão digital de grande formato e à comunicação visual, oferecendo a resposta mais completa possível com as nossas várias máquinas para aplicações rígidas e flexíveis".

Em 2018, entrar na sublimação significou um grande salto no seu modelo de produção e de negócio, tal como tem sido agora com a incorporação da Nyala: "Quando se trata de investir numa nova máquina, para além da produtividade, obviamente, procuramos sempre esse ponto extra para nos diferenciarmos no mercado. A sublimação abre-nos um novo mercado, especialmente para eventos e stands. E agora, com o Nyala, estamos a cobrir todo um novo mundo de possibilidades."

Diferenciação no mercado

Como foi a primeira abordagem da Base 3 à tecnologia da swissQprint? Carla Bonini conta-nos que, há uns anos, algumas amostras impressas lhe caíram nas mãos, causando-lhe grande impacto. Garante que pensou: "Não pode ser que uma impressora digital faça este tipo de trabalho. Se fizer isso, será muito lento e mais direcionado para trabalhos especiais."

Mas nada podia estar mais longe da verdade, como pôde descobrir pouco tempo depois: "O gestor de vendas, Quico Vis, convidou-nos para nos fazer algumas demonstrações na sede da swissQprint em Badalona, para onde viajaram os nossos técnicos, o chefe de impressão e o diretor de produção. Tenho de admitir que eles voltaram muito impressionados. Assim, como confio muito nos critérios da minha equipa, e também tinha recebido vários comentários muito positivos do mercado, quando chegou a altura de substituir uma das máquinas que já tínhamos, ficou muito claro para mim que a nossa escolha seria a Nyala porque, para além da capacidade de imprimir em rígido e flexível, permitiu-nos realizar todos estes outros tipos de trabalho com os quais gostamos de nos diferenciar no mercado.  Uma mais-valia que outras empresas não têm."

Uma grande motivação para a equipa

E acrescenta: "Adoro tudo o que esta máquina pode fazer, eu e toda a equipa da Base 3. Entusiasma-nos, acende a parte criativa que trazemos dentro e, acima de tudo, permite-nos oferecer algo diferente aos clientes. Estamos no mercado há muitos anos e estamos motivados a fazer propostas diferentes para que a nossa empresa não fique estagnada.  A chegada desta máquina tem sido uma grande motivação para toda a equipa: os vendedores estão entusiasmados com as novas possibilidades que podem oferecer aos clientes, e o departamento de produção está feliz por começar a experimentar as capacidades técnicas desta máquina.”

A Nyala correspondeu às expectativas? "Na verdade, sim", responde Carla enfaticamente. "Estamos a trabalhar com esta máquina há oito meses e é tudo gratificante. Além disso, muitos trabalhos que estávamos a produzir com outras máquinas de grande formato, agora estamos a produzir com a Nyala, por causa da sua velocidade e qualidade. Nós adoramos os trabalhos com tintas néon, que são muito atraentes. Fizemos algum trabalho com o Droptix para grandes marcas que ficaram impressionadas com os efeitos 3D que alcança e também com vernizes para uma empresa de Cava que procurava distinção. Fizemos trabalhos diferentes para uma artista que nos trouxe as suas pinturas digitalizadas e reproduzimo-las com relevo simulando os traços do pincel, e ficou tão bem que parecia a tela real devido à sua cor e textura.”


 A Base 3 funciona para uma grande variedade de clientes, de grandes marcas de alimentos e cosméticos para grandes grupos que procuram diferenciar-se nas suas campanhas ou promoções pontuais de vendas, embora também realizem muitos trabalhos de decoração e design de interiores, eventos, stands, escaparates... E agora muito mais com tintas néon, relevos 3D ou efeitos de verniz ou metálicos da Nyala. "Os clientes veem as possibilidades rapidamente", diz Carla Bonini.

Tintas néon, imagens impressionantes

Carla Bonini conta-nos a sua experiência com as tintas: "Para nós e para os nossos clientes, as tintas oferecem algo disruptivo. Não havia nada assim na impressão digital de grande formato. A nossa Nyala tem 4 cores CMYK mais duas cores néon, amarelo e rosa, o que nos dá um jogo bastante espetacular para campanhas promocionais de alto impacto. O néon é tendência e atrai o público. Podemos fazer imagens muito marcantes destacando áreas da imagem, por exemplo, detalhes de roupas ou ténis, não imprimindo apenas o típico cartaz... além disso, temos o bónus adicional de que, na luz escura, essas cores parecem fluorescentes. Fizemos algumas decorações especiais para salões de festas, com um resultado impressionante."

«A Nyala entusiasma-nos, acende a parte criativa que trazemos dentro e, acima de tudo, permite-nos oferecer algo diferente aos nossos clientes»

Assessoria e criatividade

É fácil apresentar as novas possibilidades aos clientes? "Por um lado, sim, especialmente porque são muito apelativas", explica a diretora da Base 3. "Mas também é preciso dizer que os clientes não estão cientes de todas essas capacidades e os nossos representantes de vendas e gestores de projeto têm de aconselhá-los. Sempre o fizemos, e agora quando o cliente nos pede um trabalho, propomos que também o possa fazer desta forma para conseguir um maior impacto nas suas áreas, somos muito proativos nesse sentido. A nossa equipa de pré-impressão é muito criativa e gosta de tirar o máximo partido desta máquina."

"Na Base 3 vendemos projetos, não metros quadrados, e isso diferencia-nos da concorrência. Somos competitivos, mas para os nossos clientes o preço não é o fator mais importante. O que mais valorizamos entre os nossos clientes é o serviço, a qualidade e depois o preço. Tenho sempre em mente o que ouvi de um dos nossos clientes, uma agência de marketing e comunicação muito importante, que me disse: "Para nós, a Base 3 é serviço e inovação". Fico com estas palavras. Em suma, a Nyala abriu as portas a novos clientes e posicionou-nos de forma diferente dos que o que já tínhamos."

Carla Bonini com Jorge Suberviola, diretor da swissQprint em Espanha (à esquerda) e Andrés Avendaño, diretor de produção da Nyala.

Carla Bonini com Jorge Suberviola, diretor da swissQprint em Espanha (à esquerda) e Andrés Avendaño, diretor de produção da Nyala.

Eficiência energética e sustentabilidade

A preocupação com o meio ambiente é algo que a fabricante swissQprint tem em mente ao desenvolver a sua tecnologia. O objetivo é tornar as máquinas sustentáveis e eficientes também do ponto de vista da energia utilizada. Carla Bonini corrobora: "As próprias máquinas já cumprem isso porque são robustas e muito duráveis, não é preciso trocá-las depois de alguns anos, como é o caso de outros fabricantes. Na verdade, a maioria das primeiras máquinas swissQprint instaladas há mais de 15 anos ainda estão em operação. E quando se tratava de eficiência energética, rapidamente percebemos o que poderíamos economizar em custos e recursos. O facto de ser uma máquina rápida também ajuda. Gostaria ainda de salientar que temos o espaço com temperatura controlada para que a máquina funcione nas mesmas condições, evitando assim repetições e complicações."

Por fim, Carla Bonini fala-nos do tratamento cuidadoso recebido pela equipa de profissionais da swissQprint em Espanha: "Recebemos uma excelente atenção ao longo de todo o processo, antes, durante e após a venda. Para nós, o apoio que nos dão é algo que valorizamos muito. E não podemos dizer o mesmo para todos os fabricantes com quem lidamos ao longo da nossa história."  

«A Nyala abriu as portas a novos clientes e posicionou-nos de forma diferente aos olhos dos que já tínhamos»

 

Base 3 doPAPEL swissQprint 05 003 Conversámos com Andrés Avenda, diretor de produção da Nyala. Ele está na empresa há 18 anos e há muitos elogios quando se fala sobre esta máquina: "Desde que trabalhamos com a Nyala, tudo se tornou muito mais fácil, pois a fabricante swissQprint incorporou inúmeros recursos nesta máquina que nos ajudam muito no nosso dia-a-dia. Nós realmente notamos uma grande diferença quando se trata de trabalhar com esta impressora em comparação com outros equipamentos que temos usado até agora. Além de ser muito intuitivo de produzir com excelente qualidade, adoramos características que facilitam o nosso trabalho, como o seu poderoso sistema de vácuo que mantém os materiais no lugar; os pinos de registo fáceis de colocar, que aumentam a precisão do painel sobre a mesa; o carregamento dianteiro ou traseiro, que é útil dependendo do tipo de impressão que fazemos; os benefícios de usar a cura LED e de economizar tempo; a possibilidade de incorporar impressão flexível, com rolo, para poder realizar muitas mais aplicações... Não esquecendo as tintas, os efeitos 3D ou texturas que obtemos com esta máquina... é o melhor do mercado.”