A Festa da Ilustração, em Setúbal, comemora a 10.ª edição em outubro e novembro.

Este ano, o destaque vai para os autores portugueses Catarina Sobral e João Câmara Leme, assim como para o uruguaio ca_teter.

Catarina Sobral é a convidada nacional, com uma exposição na Galeria de Exposições da Casa da Cultura, sucedendo a ilustradores como André Carrilho, António Jorge Gonçalves, Nuno Saraiva, João Fazenda, entre outros.

O convidado internacional é o uruguaio ca_teter, que apresenta o seu trabalho no Espaço João Paulo Cotrim, juntamente com Victoria Capdepon e Alejo Schettin, numa exposição sob a curadoria de André Letria e José Teófilo Duarte.

João Câmara Leme será homenageado com uma exposição exclusiva organizada por Jorge Silva na Galeria Municipal do 11. Já o vencedor do Prémio Nacional de Ilustração 2024 também terá uma exposição organizada por Raúl Reis na Livraria Culsete.

"A Festa das Imagens", uma retrospetiva das dez edições do evento, estará patente na Casa Bocage, com curadoria de Ana Nogueira. No Museu de Setúbal/Convento de Jesus, a exposição "A Presença das Formigas" será dedicada à obra gráfica que acompanhou a música de José Afonso, homenageando também Fausto Bordalo Dias, recentemente falecido.

Outra exposição em destaque será "Ilustrar a Liberdade: A Imprensa da Revolução", com curadoria de José Pacheco Pereira e José Teófilo Duarte, no Museu do Trabalho Michel Giacometti. O tema "Canto a Fome de Justiça: José Afonso, Homem e Obra" será abordado na exposição "Ilustração Portuguesa", no espaço A Gráfica.

A programação da Festa da Ilustração 2024 inclui ainda exposições em homenagem a Sebastião da Gama, na Biblioteca Municipal de Setúbal e na Biblioteca de Azeitão, além de encontros e debates com ilustradores, lançamentos de publicações e visitas guiadas.