A Livraria Lar Doce Livro, em Angra do Heroísmo, assinalou o Dia Mundial da Fotografia com uma tertúlia com alguns dos mais reconhecidos fotógrafos a trabalhar também na Região Autónoma dos Açores: Andreia Luís, António Araújo, Luís Godinho e Mike Maciel.

O debate, moderado por Joel Neto, pretendeu dar resposta a algumas questões. “Como olhar para uma fotografia”, “Por que motivos devemos considerá-la um documento, uma peça de arte ou uma inutilidade?”.

Lar doce livro fotografiaJoel Neto, António Araújo, Mike Maciel, Luís Godinho e Andreia Luís na Lar Doce Livro, em Angra do Heroísmo
(© Natal Machado)

As questões mencionadas foram os pontos de partida, porém a conversa estendeu-se para a importância da fotografia no documentário de modos de vida e tradições, no potencial da Região Autónoma dos Açores no exercício da fotografia, as limitações impostas pela insularidade e pelo reduzido orçamento da Região destinado à cultura.

Cada um dos fotógrafos abordou os desafios dos seus géneros prediletos. Andreia Luís destacou o poder transformador do Retrato, Mike Maciel falou sobre a formação e o registo de imagens de espetáculos, enquanto António Araújo e Luís Godinho abordaram a importância e os desafios, pessoais e profissionais, da fotografia documental. Os prós e os contras de ferramentas como as Redes Sociais, a Inteligência Artificial e a impressão das imagens foram outros pontos de conversa.

A tertúlia foi o primeiro de dois eventos dedicados à fotografia planeados para o mês de Agosto. A 23 de Agosto, às 18h15, está prevista a apresentação do projeto “Tarrafal”, de João Pina, “The Portuguese in Lowell: The familiar and the new”, de Pedro Letria, e “Da calma fez-se o vento”, de Sandra Rocha.

A Livraria Lar Doce Livro, de Marta Cruz e Joel Neto, é uma livraria, café & posta-restante inaugurada em abril de 2024. O novo espaço visa contribuir para a dinamização da cultura dos Açores, em todas as suas vertentes, num espaço intimista, dedicado aos livros. Joel Neto é um romancista e cronista português, autor de títulos como “A Vida no Campo”, “Arquipélago” ou “Meridiano 28”, entre outros. Natural da Terceira, é vencedor do Grande Prémio de Literatura Biográfica da Associação Portuguesa de Escritores 2019.

Consulte aqui a programação prevista para Agosto.