A EAD introduziu melhorias na solução desenvolvida pela Fin-Prisma, empresa do grupo, denominada “Denunciante.pt”.

Trata-se de uma ferramenta que permite que as empresas criem rapidamente o seu próprio Canal de Denúncias, em conformidade com a lei.

De acordo com a legislação portuguesa, Decreto-Lei nº 93/2021, de 20 de dezembro, todas as empresas públicas ou privadas com 50 ou mais trabalhadores têm obrigatoriamente de ter um Canal de Denúncias disponível para todos os colaboradores. Esta lei entrou em vigor há dois anos.

Marco Santos, CIO da EAD, afirma: “Apesar de a proteção legislativa existir, a denúncia continua a ser um tópico especialmente sensível, que pode afetar profundamente a liberdade e confidencialidade do denunciante. Garantir a total segurança da plataforma e do denunciante é crucial e este é um tema prioritário para nós e que estamos permanentemente a atualizar¬. Criámos a plataforma “denunciante.pt” como solução pronta a usar para as empresas, que lhes garantisse a total conformidade com a lei, mas que não implicasse esforço, gestão e investimento em infraestruturas. Esta solução é extremamente rápida de implementar e permite ao cliente, em poucos minutos, iniciar a sua configuração e utilização. Estamos permanentemente a atualizar esta solução para que seja mais intuitiva e eficiente."


Para uma ainda maior segurança no acesso foi implementado o Fator Múltiplo de Autenticação (MFA). Esta funcionalidade adiciona uma camada extra de proteção, assegurando assim a confidencialidade e a privacidade das informações fornecidas.

A solução permite a possibilidade de efetuar denúncias por voz com a respetiva distorção para total proteção e anonimato do denunciante. Assegura a encriptação da BD e o seguimento anónimo do estado da denúncia.

Implementada em modelo SaaS (Software as a Service), a solução é de fácil gestão tanto para os denunciantes quanto para os gestores de denúncias, assegurando a conformidade com a legislação vigente. As empresas não têm de investir em infraestruturas próprias ou estar preocupadas com legislação, segurança ou atualizações. A solução “Denunciante.pt” é implementada, adaptada à imagem da empresa (permite customizar com as cores, logótipo da empresa e textos visualizados pelo denunciante) que a implementa, e toda a plataforma é alojada em servidores da EAD em Portugal. A empresa pode ainda automatizar respostas e definir alarmes, de forma a garantir o cumprimento de prazos.