A FESPA anunciou o regresso do seu inquérito internacional Print Census com uma abordagem renovada que prevê maior frequência na recolha e partilha de dados do setor.

A nova edição do Print Census arranca já em maio de 2025, com recolha de respostas até novembro, e visa oferecer informação atualizada aos seus membros, numa colaboração com o parceiro de liderança estratégica Keypoint Intelligence.

Ao contrário do modelo anterior, realizado de três em três anos, o novo formato prevê dois inquéritos por ano, cada um centrado em três tópicos-chave. Os resultados serão disponibilizados em três relatórios individuais, permitindo uma análise mais detalhada e segmentada das tendências emergentes.

O primeiro inquérito do novo ciclo irá abordar a Sustentabilidade. A crescente exigência por práticas responsáveis sem comprometer a rentabilidade. Dados preliminares apontam que 72% dos compradores de impressão valorizam produtos e práticas sustentáveis, e que 70% dos fornecedores já satisfazem esta exigência sem impacto nos preços.

Outros temas são a Inteligência Artificial (IA) e a Automação de Processos. O impacto da IA na automação do pré-impressão, gestão de cor, agendamento de trabalhos e personalização de campanhas em escala e a resposta à procura por prazos mais curtos e tiragens reduzidas são centrais. A automatização tem vindo a reduzir gargalos na produção e os custos laborais associados.

O novo modelo permite também benchmarking mais regular, facilitando a partilha de experiências e a identificação de oportunidades emergentes. Entre as melhorias anunciadas destacam-se o formato simplificado, com tempo médio de resposta inferior a 10 minutos, a disponibilidade multilingue, para aumentar a participação global e os Relatórios temáticos que permitem um foco mais profundo em áreas críticas para a inovação e resiliência das empresas.