A Konica Minolta voltou a ser reconhecida pela segurança de impressão, segundo a avaliação da Quocirca realizada este ano.

A empresa foi distinguida pelos avanços na abordagem multinível à segurança de impressão, destacando-se pelo "design seguro e robusto dos produtos", pelas "soluções e serviços de segurança personalizados, como o bizhub SECURE", e pelo apoio aos clientes através da automatização da segurança.

No novo relatório "Print Security Landscape, 2024: Mitigating the print infrastructure as a threat vector", publicado este mês, a Quocirca – uma empresa de pesquisa e análise de mercado – reconhece que os fabricantes de impressoras e MFP continuam a "melhorar e aprofundar" o seu foco na segurança. A analista afirma que "os produtos da Konica Minolta são uma escolha adequada para empresas com elevados requisitos de segurança de dados".

"A Quocirca destaca a importância de apostar na segurança de impressão, de forma a proteger o volume crescente e o custo das violações de dados, bem como dos futuros riscos de segurança que a inteligência artificial pode apresentar. Receber esta distinção pelo quarto ano consecutivo reforça que estamos no caminho certo no que diz respeito à oferta e aconselhamento das empresas num forte período de transição digital", refere Pedro Monteiro, Deputy Managing Director da Konica Minolta Portugal.

A pesquisa indica que a segurança de impressão continua a ganhar relevância na agenda de segurança, com a impressão em escritório a subir do oitavo lugar no ano passado para o terceiro, em 2024. Isto é significativo, dado que 67% das organizações relataram perdas de dados devido a processos de impressão não seguros nos últimos 12 meses. A boa notícia é que as organizações estão a fazer progressos, com 30% a afirmar que é muito ou algo difícil acompanhar as exigências de segurança de impressão, comparado com 39% em 2023.

Neste relatório, a Konica Minolta é destacada pela Quocirca pela "segurança robusta de hardware e software", por um "portfólio de soluções multinível" e pela madura "expertise em segurança de TI", que a analista afirma que "pode ajudar os clientes com serviços de segurança da informação além do ambiente de impressão".