As máquinas de papel PM 1 e PM 3 da Navigator em Setúbal receberam feltros cosidos em todas as posições da prensa, uma inovação possível graças à colaboração de três anos entre as equipas de Navigator em Setúbal e da Voith.

A utilização de feltros trouxe várias vantagens operacionais, tornando a troca de feltros mais rápida e exigindo menos mão-de-obra, além de eliminar a necessidade de desmontar a seção de prensa. Orlando Ferreira, diretor de produção das máquinas PM 1 e PM 3, destacou: "A instalação de feltros sem fim exigia quase a desmontagem da seção de prensa. Com os feltros cosidos, reduzimos significativamente o risco associado a esta atividade e melhorámos as condições de trabalho."

O projeto envolveu desafios, particularmente no que diz respeito à garantia de que as marcas de costura atendem aos padrões de qualidade. Contudo, como sublinhou Ricardo Silva, Engenheiro de Vendas e Serviços da Voith Paper, "com dedicação e persistência de ambas as equipas, de Setúbal e da Voith, demos este passo importante. Estamos muito orgulhosos deste resultado e dos benefícios que ele proporciona."

A adoção de feltros cosidos está a crescer, e a Voith continua a desenvolver a tecnologia necessária para suportar o seu uso em configurações de prensa e em tipos de papel sensíveis a marcas. Laslo Monte, Diretor de Vendas da Voith Paper para a EMEA, afirmou: "Com o nosso design de feltro cosido, somos o primeiro fornecedor a operar, com sucesso, feltros cosidos em ambas as máquinas PM 1 e PM 3, em Setúbal."

Orlando Ferreira realçou ainda o espírito de inovação que permeia este projeto: "Este projeto é mais um exemplo do nosso contínuo desejo de inovar, da nossa enorme capacidade de adaptação e, acima de tudo, da nossa forte preocupação com as pessoas e a sua segurança. Gostaria de destacar o envolvimento da Voith, que desde o início esteve disponível para contribuir para este processo de otimização, desenvolvendo soluções específicas adaptadas às nossas necessidades e eliminando os contratempos que surgiram."

O marco não só melhora a eficiência operacional, mas também reforça o compromisso com a segurança e a inovação.