A Continental vai encerrar a sua produção de rolos e sleeves para aplicações industriais, incluindo a indústria gráfica, na fábrica de Waltershausen, Turíngia, até ao final de 2024.

A decisão foi justificada devido ao ambiente de mercado desfavorável, caracterizado por forte concorrência e pressão de custos, que se mantém há vários anos. A medida afetará cerca de 20 trabalhadores da unidade de Waltershausen. No total, a fábrica emprega cerca de 1.000 pessoas.

Continental sleeves

A empresa havia implementado um programa de redução de custos em 2021, mas os resultados não foram suficientes para inverter a situação no segmento de produção de rolos e sleeves. O setor enfrenta uma conjuntura económica difícil, o que levou à tomada de decisão. A empresa está em conversações com os representantes dos trabalhadores para encontrar soluções socialmente responsáveis para os colaboradores afetados.

Apesar do encerramento desta linha de produção, a Continental continuará a produzir blankets de impressão offset para a indústria gráfica. Andreas Bakenhus, responsável pelo segmento de Revestimentos de Elastómeros da Continental na região EMEA (Europa, Médio Oriente e África), afirmou que, apesar dos desafios, a empresa continua a acreditar no futuro da indústria gráfica e vai adaptar o seu portefólio para oferecer produtos de qualidade e competitivos.

A Continental foi fundada em 1871 e desenvolve tecnologias e serviços inovadores para uma mobilidade sustentável e conectada. Em 2023, a empresa gerou vendas de 41,4 mil milhões de euros e emprega cerca de 200.000 pessoas em 56 países.