A 11 e 12 de março, no Grande Hotel de Luso, decorreu o Encontro Nacional da Apigraf – Associação Portuguesa das Indústrias Gráficas e Transformadoras de Papel.
O estado da economia e o seu impacto para a indústria, ferramentas para a sustentabilidade e os desafios da embalagem foram tópicos a debate.
Como é tradição, José Manuel Lopes de Castro, Presidente da Direção Nacional da Apigraf, deu início às sessões públicas de debate, após uma manhã reservada ao encontro dos associados. Relembrou o encontro ocorrido em Guimarães em 2022 e os principais desafios do ano anterior, como a inflação, a escassez de matérias-primas e a situação de “exaustão social”, denunciada pelas muitas greves que têm ocorrido no país.
 José Manuel Lopes de Castro, Presidente da Direção Nacional da Apigraf
José Manuel Lopes de Castro, Presidente da Direção Nacional da Apigraf
Lembrou, por isso, a importância de trabalhar em colaboração: “Falar em associativismo é falar em confiança. É falar em rede. E alargar a rede é beneficiar os associados, especialmente no caso das Pequenas e Médias Empresas. É aprofundar conhecimento e partilhar experiência”. O Presidente da Apigraf recordou ainda que os associados, que pagam as respetivas quotas, sabem que tudo o que a associação faz reverte a favor de todos aqueles que não são associados e, apesar disso, continuam empenhados em melhorar a indústria.
 Luís Marques, do Grupo M&A, e Anselmo Vilardebó, da Seda Ibérica
Luís Marques, do Grupo M&A, e Anselmo Vilardebó, da Seda Ibérica
No encontro falou-se ainda sobre os desafios da embalagem, com a participação de Luís Marques, CEO do Grupo Marques & Associados, e Anselmo Vilardebó, Managing Director da Seda Ibérica, sobre sustentabilidade, com Susana Lopes, Engenheira de Ambiente, e Manuel Delgado, em representação da Papeleira Coreboard, e sobre a caracterização da indústria, com Cristina Nunes, em representação da Improveconsult.
 Susana Lopes, Engenheira de Ambiente
Susana Lopes, Engenheira de Ambiente
 Manuel Delgado, da Papeleira Coreboard
Manuel Delgado, da Papeleira Coreboard
O Keynote Speaker do evento foi Pedro Siza Vieira, advogado e político – que já foi Ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital durante o XXII Governo Constitucional – falou sobre o país, o mundo, e o setor, sublinhando que “a inflação é boa” para a indústria gráfica, permitindo-lhe posicionar-se para enfrentar os custos que decorrem do exercício da atividade.
 Siza Vieira foi o Keynote Speaker do Encontro Apigraf 2023
Siza Vieira foi o Keynote Speaker do Encontro Apigraf 2023
Durante o Encontro 2023, a Apigraf entregou também os Prémios de Antiguidade Empresarial, nomeadamente à Jomarsil, Traços Originais, Alfaprint, Finnco, Litocartão, Litogaia, Norprint, Siopa & Siopa, Uniarte Gráfica, Marsil, Olegário Packaging & Labels e Fábrica de Papéis Pintados da Foz.
O Encontro Apigraf 2023 teve o apoio da Grafopel (com a representada Müller Martini) e da Xerox, cujas intervenções abordaram o desenvolvimento da produção com tecnologia de impressão digital e a automação do acabamento.
A reportagem integral do Encontro será publicada na próxima revista doPAPEL (Janeiro / Abril 2024), a circular em breve.
 
                         
															 
                         
   
                         
                         
                        